home Notícias Sistema de Avaliação do Ensino Básico apresentado pelo ME

Sistema de Avaliação do Ensino Básico apresentado pelo ME

O SPM e a Fenprof acolhem com satisfação a Proposta de Sistema de Avaliação do Ensino Básico apresentada pelo Ministério da Educação, uma proposta que vai na linha da posição que, sobre a matéria e no mesmo dia, foi remetida pela Fenprof à Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, no âmbito da consulta por esta promovida. Isto para além da saudada extinção do processo de recrutamento de docentes designado por BCE – Bolsa de Contratação de Escola.

O acolhimento da proposta ministerial por parte do SPM e da Fenprof fica claramente expresso em dois comunicados, um sobre a eliminação das provas finais de 4.º e 6.º anos de escolaridade e um outro especificamente sobre a suspensão do exame de Inglês PET / Cambridge. Isso após dois anos da sua aplicação sob contestação forte e generalizada, de que foi exemplo maior a muito participada greve a toda a actividade relacionada com este exame, abrangendo tanto as sessões de formação, presencial ou a distância, como as sessões de oralidade, como, evidentemente, o exame escrito.

Obviamente, essa forte luta da classe docente, promovida pela Fenprof em conjunto com várias outras organizações sindicais, muito contribuiu para expor as fragilidades e o absurdo de tal exame de Inglês da Cambridge e só assim este desenlace se tornou possível.

+ posts
Partilha:
TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias