home Notícias Formação “Globalização, Educação e Sindicalismo”

Formação “Globalização, Educação e Sindicalismo”

Em 29 e 30 de janeiro de 2016, no auditório do SPM, tem lugar o seminário intitulado Globalização, Educação e Sindicalismo, uma atividade formativa com a validação de 16 horas, pela Direção Regional de Educação (DRE), para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento. Inscrições até ao dia 22 de janeiro aqui.

O seminário conta com a intervenção dos formadores José Augusto Cardoso e Rui Assis, bem como com a participação de dirigentes do SPM, Francisco Oliveira, Rita Pestana e Margarida Fazendeiro, e de Adília Andrade, delegada sindical do setor dos Professores Aposentados.

No dia 29 de janeiro, tem lugar a receção e entrega de documentação aos formandos, participantes e convidados às 08h45, com a abertura do seminário quinze minutos depois por Francisco Oliveira, Coordenador do SPM. Segue-se o Módulo I sob o título “Trabalho, Sindicalismo e Transformações Sociais do Sindicalismo”, com José Augusto Cardoso, dirigente sindical e diretor do Centro de Formação do Sindicato dos Professores do Norte. O debate tem lugar às 11h00, após um intervalo de meia hora. Pausa para almoço às 13h00.

Pelas 14h30 avança o Módulo II, “Quadro legal do emprego e do procedimento administrativo-alterações recentes”, pela mão de Rui Assis, advogado do Sindicato dos Professores do Norte. O período de debate acontece a partir das 16h30 após meia hora de intervalo. A conclusão dos trabalhos deste primeiro dia está programada para as 18h30.

O dia de sábado, 30 de janeiro, pelas 9h00, arranca com o Módulo III, “Sindicalismo docente na Madeira: o papel e a identidade do SPM”. Além do preletor Rui Assis, conta com a participação de Adília Andrade, ex-dirigente sindical do SPM e atual delegada sindical do setor dos Professores Aposentados, Rita Pestana, dirigente do SPM e membro da Comissão Permanente dos Professores Aposentados da Fenprof, e de Margarida Fazendeiro, vice-coordenadora do SPM. Como no dia anterior, o debate tem lugar às 11h00, após uma pausa de meia hora, e o intervalo para almoço às 13h00.

Na parte da tarde, tem lugar o Módulo IV, “O SPM como agente transformador da educação”, com José Augusto Cardoso e a participação de Francisco Oliveira, este na qualidade de Coordenador do SPM. O debate e reflexão final do seminário acontecem a partir das 16h30. O encerramento da ação formativa acontece às 18h30, seguido de um lanche-convívio nas instalações do bar do sindicato.

Nota: critérios para seleção dos inscritos:

1.ª Prioridade: Dirigentes e Delegados Sindicais do SPM
2.ª Prioridade: Todos os Sócios do SPM (sujeitos a seleção mediante vagas disponíveis e por ordem de inscrição)

Programa e Cartaz

Cartaz seminário Globalização_Educação_Sindicalismo

(fotografia: Roberto Andrade)

+ posts
Partilha:
TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias