home Notícias Escola a Tempo Inteiro é tema de seminário do SPM

Escola a Tempo Inteiro é tema de seminário do SPM

No momento em que a opinião pública debate o prolongamento da Escola da Tempo Inteiro até ao 9.º ano de escolaridade, o SPM organiza o seminário “A Escola a Tempo Inteiro: e se houvesse ventos de mudança?… Lançar sementes para o futuro“ (cartaz e programa), em 19 e 20 de fevereiro, na sua sede. O evento integra-se na presente campanha nacional da Fenprof intitulada “1.º CEB: caminhos para a sua valorização” (cartaz e programa). Além de Mário Nogueira, secretário-geral, estará presente Manuel Micaelo, o coordenador nacional do 1.º Ciclo da Federação Nacional dos Professores.

Destinada aos docentes de todos os grupos de recrutamento a lecionar nas Escolas a Tempo Inteiro, decorreram as inscrições online até 16 de fevereiro para esta atividade formativa, que tem a validação de 8 horas pela Direção Regional de Educação, para efeitos de progressão na carreira.

Na sexta-feira, 19 de fevereiro, a receção dos formandos, participantes e convidados ocorre pelas 13h45, com a entrega de documentação, para alguns minutos depois Francisco Oliveira, coordenador do SPM, realizar a abertura do seminário e Mário Nogueira, secretário geral da Fenprof, fazer, seguidamente, uma intervenção pública.

Segue-se o Painel I sobre o “Enquadramento e avaliação do atual modelo de funcionamento das Escolas a Tempo Inteiro” com os preletores Lúcia Fernandes e Francisco Santos, ex-secretário regional da Educação (o desenho e a implementação da Escola da Tempo Inteiro no 1.º Ciclo foi assegurada por uma equipa liderada por si, em 1994-1995). A moderação é feita por Margarida Fazendeiro, vice-coordenadora do SPM, e o debate de uma hora ocorre a partir das 17h00.

Na manhã de sábado, 20 de fevereiro, os trabalhos iniciam-se pelas 9h00 com o Painel II em que será feita a “Apresentação, discussão e definição das linhas orientadoras para um novo modelo”, com Ariana Cosme e Carla Teixeira. A moderação está a cargo de Lucinda Ribeiro, dirigente do SPM. O debate tem lugar a partir das 11h00, após um intervalo de meia hora. Rui Trindade faz a conferência de encerramento pelas 12h00 sob o título “A Escola e os seus compromissos sociais: Contributo para um debate que se quer mais urgente do que apressado”.

Cartaz e programa do seminário organizado pelo SPM sobre a Escola a Tempo Inteiro

 

+ posts
Partilha:
TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias