home Notícias Machico recebe tertúlia do SPM sobre a cultura na Educação

Machico recebe tertúlia do SPM sobre a cultura na Educação

A Tertúlia de Machico terá lugar no dia 15 de abril de 2016, pelas 18h45, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, sob o tema Cultura na Educação (consultar cartaz e programa). Estão abertas as inscrições online.

Neste evento participam os seguintes oradores convidados: Isabel Gouveia, Coordenadora do Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho e presidente da Direção da ARCHAIS; José Martins Júnior, pároco da Ribeira Seca e dinamizador e formador cultural em diversificadas áreas; Ricardo Caldeira, professor e coordenador do projeto da Escola Básica e Secundária de Machico “Mercado Quinhentista de Machico”; Sílvia Carreira, professora e coordenadora dos Serviços Educativos do Museu da Baleia. A moderação está a cargo de Manuel Menezes, professor da Escola Básica e Secundária de Machico.

É uma iniciativa do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (CF-SPM), que se insere no Ciclo de Tertúlias intitulado Debater a Educação, Perspetivar o Futuro, que está a percorrer a Região Autónoma da Madeira, ao longo do ano letivo 2015/2016.

Recorde-se que as três primeiras tertúlias foram realizadas em São Vicente (30 de outubro de 2015), em Santana (15 de janeiro de 2016) e na Zona Oeste (19 de fevereiro de 2016 – na imagem desta notícia). Conheça as ideias principais que foram expostas e debatidas nos três momentos: Dotar os jovens com ferramentas que permitam lidar com os desafios locais, Escolas especializadas em áreas profissionais e Cortar nos alunos inscritos com NEE é a regra.

Este Ciclo de Tertúlias pretende alcançar vários objetivos: o contacto direto com a realidade por parte do SPM; uma maior proximidade aos docentes e à comunidade educativa de cada concelho; e o debate sobre os caminhos pelos quais se fará avançar a educação no futuro, de acordo com as especificidades locais.

São escolhidos ambientes informais e descontraídos, nos quais, a par da troca de ideias, haverá também oportunidade de convívio.

Procura-se envolver as forças vivas e decisoras locais que tenham a amabilidade de se juntar aos educadores e aos professores, acolhendo os seus contributos para o setor da Educação e, consequentemente para o progresso da nossa sociedade.

A participação neste Ciclo de Tertúlias é gratuita, aberta a sócios e não sócios do SPM, mas sujeita a inscrição prévia online, sendo atribuído, posteriormente, um Certificado de Presença.

CICLO DE TERTÚLIAS na RAM:
4ª Tertúlia: “A Cultura na Educação” – Machico (15 de abril) cartaz e programa
5ª Tertúlia: “A importância da Educação nas regiões ultraperiféricas” – Porto Santo – (13 de maio) *
6ª Tertúlia: “A Educação através das Artes” – Funchal – (8 de julho) *
* a anunciar brevemente

+ posts
Partilha:
TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias