home Concursos Nacionais Concurso Continente

Concurso Continente

6 de junho de 2019

Publicitadas as listas definitivas referentes ao Concurso Externo

DGAE procedeu, no dia 6 de junho, à publicitação das listas definitivas de ordenação, colocação, não colocação, exclusão e desistências referentes ao Concursos Externo, aberto pelo Aviso n.º 3570-A/2019, de 6 de Março.

De acordo com a nota informativa, que acompanha a divulgação das listas, e cumprindo o estabelecido no aviso de abertura, a aceitação pelos candidatos colocados é obrigatória, sob pena de anulação da colocação obtida, decorrendo o prazo para tal até 14 de Junho de 2019, através da plataforma SIGRHE da DGAE. A hora-limite para essa aceitação é, como habitualmente, as 18:00 horas.

No decurso do mesmo prazo, podem os candidatos interpor recurso hierárquico, elaborado em formulário electrónico através da plataforma SIGRHE da DGAE, sem efeito suspensivo. Todas as situações de exclusão apenas podem ser reanalisadas no caso de os candidatos interporem recurso hierárquico, para o que devem instruir os seus processos expondo a situação e anexando toda a informação que considerem relevante, através de upload, na aplicação.

Mais se informa que, de acordo com a calendarização indicativa constante do aviso de abertura, se prevê que a manifestação de preferênciaspara o concurso de contratação e reserva de recrutamento venha a decorrer durante a 1.ª quinzena de Julho, em período ainda a publicitar pela DGAE.

Por último, importante para os docentes que obtiveram colocação no concurso externo e que, portanto, ingressaram em lugar de QZP, informa-se que serão agora abrangidos pelo concurso de Mobilidade Interna, estando a manifestação de preferências nesse âmbito prevista para decorrer na 2.ª quinzena de Julho.


12 de abril de 2019

Divulgado a meio da tarde do dia 11 de abril, o manual de utilizador da reclamação do concurso externo

Manual de utilizador divulgado com o prazo de reclamação em curso

Depois de ter procedido, no dia 10 de abril, à publicitação das listas provisórias de admissão/ordenação e de exclusão referentes aos Concursos Externo e de Contratação Inicial / Reserva de Recrutamento, abertos pelo Aviso n.º 3570-A/2019, de 6 de Março, em conjunto com esta nota informativa, só no dia 11 de abril (a meio da tarde) é que a DGAE procedeu à divulgação do manual de utilizador da reclamação, documento de leitura absolutamente essencial para que os candidatos possam evitar eventuais erros potencialmente comprometedores da sua situação.

Os candidatos dispõem agora de um prazo de 5 dias úteis, entre as 10h00 de 11 de Abril e as 18h00 de 17 de Abril de 2019 (horário de Portugal continental), para verificarem todos os elementos constantes das listas, bem como os constantes nos verbetes individuais, e, caso assim entendam, através da plataforma SIGRHE da DGAE, reclamar dos mesmos, podendo igualmente, no mesmo prazo, desistir total ou parcialmente do concurso.


10 de abril de 2019

Concurso Externo – Listas Provisórias

Estão disponíveis para consulta as listas provisórias de ordenação e de exclusão do Concurso Externo para o ano escolar 2019/2020.

Consulte a nota informativa.


25 de março de 2019

Concursos Externo e de Contratação Inicial / Reserva de Recrutamento – aperfeiçoamento de dados

Decorre entre 25 a 27 de março (até às 18 horas continentais) o prazo para aperfeiçoamento de dados pelos candidatos aos concursos externo e de contratação inicial / reserva de recrutamento

Este aperfeiçoamento apenas pode ser levado a cabo através da plataforma electrónica SIGRHE da DGAE e única e exclusivamente nos campos que não constituam campos não alteráveis, nos termos do citado aviso de abertura do concurso, podendo os candidatos aperfeiçoar as suas candidaturas, independentemente, do estado de validação em que estas se encontram e podendo ser aperfeiçoados tanto os campos válidos como os campos inválidos.


7 de março de 2019

Aberto o Concurso Externo/Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento

Candidaturas até 15 de Março

Foi publicado em Diário da República, com data de 6 de março de 2019, o Aviso n.º 3570-A/2019, o qual declara a abertura do concurso externo, com vista ao preenchimento de vagas existentes nos quadros de zona pedagógica, assim como dos concursos de mobilidade internade contratação inicial e de reserva de recrutamento, para suprimento das necessidades temporárias, estruturadas em horários completos ou incompletos.

As vagas para concurso externo são as estabelecidas no anexo I da Portaria n.º 72-C/2019, de 5 de Março.

Embora este aviso se reporte a vários concursos, esclarece-se que, a partir do dia 7 de março, e até ao dia 15 de Março, decorre o prazo de candidatura aos concursos externo e de contratação inicial e de reserva de recrutamento, sendo, no entanto, apenas expressadas preferências para o concurso externo.

Quanto à candidatura ao concurso de mobilidade interna e à fase de expressão de preferências dos concursos de contratação inicial e reserva de recrutamento, elas terão lugar em datas a divulgar posteriormente, em ambos os casos pelo período de 5 dias úteis, com previsão para o mês de Julho, sendo que antes terá ainda lugar a publicitação das listas definitivas relativas ao concurso externo, prevista para a 1.ª quinzena de Junho.

Chama-se a atenção para a óbvia necessidade de atenta leitura dos normativos legais aplicáveis e outras informações, com especial relevo para a nota informativa da DGAE, para o aviso de abertura, para o Decreto-Lei n.º 132/2012 (cuja redação em vigor aqui se referencia), para a portaria acima citada, e, claro, para os respetivos manuais de candidatura. Indispensáveis também para o processo, embora dependendo do tipo de candidato e de concurso, são, por exemplo, os códigos de escolas e agrupamentos, ou a lista de estabelecimentos que relevam para efeitos de 2.ª prioridade do concurso externo.

Para outras informações sobre os concursos, designadamente os respetivos manuais de instruções, aceder a esta página específica da DGAE.

+ posts
Partilha:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias