home 12º Congresso, Notícias 12º Congresso – José Carlos Lopes Miranda

12º Congresso – José Carlos Lopes Miranda

Painel 3: A construção da Ética em contexto escolar

Licenciado em Filosofia e Humanidades Clássicas (UCP, Braga, 1986) e em Teologia (Universidade Gregoriana, Roma, 1991), foi Assistente do Centro de Estudos Clássicos da UCP (96-98), Bolseiro da “Comissão dos Descobrimentos” junto do Arquivo Secreto Vaticano (99-00) e da FCT junto Instituto Patrístico Augustinianum (00-03), onde se doutorou com uma tese sobre o confronto e interacção dos modelos socio-políticos da Antiguidade Clássica e do Cristianismo. Desde 2004, é Professor da Universidade Católica (Braga) onde tem leccionado Antropologia e Ética Social e História das Religiões.

Das suas publicações destacam-se a primeira versão portuguesa do Apologético de Tertuliano (edição bilingue comentada, Ed. Alcalá, Lisboa, 2002) e a primeira versão moderna do Liber Apologeticus e do Commonitorium de Orósio de Braga, com Introdução, Comentário e Notas (Ed. Alcalá, Lisboa, 2005).

Como investigador do CLEPUL (Centro de Investigação da Faculdade de Letras de Lisboa) coordenou os Volumes II e III, referentes ao Oriente e ao Brasil, do Arquivo Secreto Vaticano, documentação sobre a Expansão Portuguesa, Ed. Esfera do Caos, Lisboa, 2011, bem como a versão e anotação dos textos latinos nos 30 volumes da Obra Completa do Padre António Vieira, Edição do Círculo de Leitores (Lisboa, 2014).

+ posts
Partilha:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias