home Notícias Tertúlia da Zona Oeste sobre a Educação Especial

Tertúlia da Zona Oeste sobre a Educação Especial

A Tertúlia na Zona Oeste (Calheta, Ponta de Sol, Ribeira Brava) terá lugar no dia 19 de fevereiro de 2016, pelas 18h45, no restaurante O Cantinho do Lugar de Baixo (sala de cerimónias), sob o tema Refletir sobre a Educação Especial (consultar cartaz e programa). Estão abertas as inscrições online.

Neste evento participam os seguintes oradores convidados: Maria José Camacho, professora da Universidade da Madeira das disciplinas de Necessidades Educativas Especiais, Inclusão e Reinserção Social; Helena Paula Freitas, docente de Educação Especial; e Rui Vasconcelos, neuropediatra e especialista pediátrico nas necessidades especiais. A moderação estará a cargo de Ester Vieira, docente de Educação Especial.

É uma iniciativa do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (CF-SPM), que se insere no Ciclo de Tertúlias intitulado Debater a Educação, Perspetivar o Futuro, que está a percorrer a Região Autónoma da Madeira, ao longo do ano letivo 2015/2016.

Recorde-se que as duas primeiras tertúlias foram realizadas em São Vicente, no dia 30 de outubro de 2015, e em Santana. Conheça as ideias principais que foram expostas e debatidas nos dois momentos: Dotar os jovens com ferramentas que permitam lidar com os desafios locais e Escolas especializadas em áreas profissionais.

Este Ciclo de Tertúlias pretende alcançar vários objetivos: o contacto direto com a realidade por parte do SPM; uma maior proximidade aos docentes e à comunidade educativa de cada concelho; e o debate sobre os caminhos pelos quais se fará avançar a educação no futuro, de acordo com as especificidades locais.

São escolhidos ambientes informais e descontraídos, nos quais, a par da troca de ideias, haverá também oportunidade de convívio.

Procura-se envolver as forças vivas e decisoras locais que tenham a amabilidade de se juntar aos educadores e aos professores, acolhendo os seus contributos para o setor da Educação e, consequentemente para o progresso da nossa sociedade.

A participação neste Ciclo de Tertúlias é gratuita, aberta a sócios e não sócios do SPM, mas sujeita a inscrição prévia online, sendo atribuído, posteriormente, um Certificado de Presença.

CICLO DE TERTÚLIAS na RAM:
3ª Tertúlia: “Refletir sobre a Educação Especial” – Zona Oeste (19 fevereiro) cartaz e programa
4ª Tertúlia: “A Cultura na Educação” – Machico (15 abril) *
5ª Tertúlia: “A importância da Educação nas regiões ultraperiféricas” – Porto Santo – (20 maio) *
6ª Tertúlia: “A Educação através das Artes” – Funchal – (8 julho) *
* a anunciar brevemente

+ posts
Partilha:
TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

centro de formacao
regalias